top of page

Biografia

Nascido em Belém do Pará no ano de 1986, o médico veterinário Yuri Teiichi da Silva Kobayashi aprendeu desde cedo com os seus pais, a importância dos estudos e do trabalho.

Seu pai, Leonardo Takeshi Kobayashi, é filho de Japoneses que emigraram para a Amazônia em meados de 1939. Seu Leonardo nasceu em uma pequena vila chamada Juruti, situada no oeste do Pará, no coração da Amazônia. Como não haviam escolas disponíveis, estudou até os 12 anos em casa com a sua mãe japonesa, e já nessa idade teve que sair de casa para continuar os estudos até conseguir se formar como engenheiro eletrônico na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Sua mãe, Angela Maria da Silva Kobayashi, filha de tacacazeira, também lutou desde cedo para conseguir estudar, pois sempre ouviu em casa que “filho de pobre não estuda”. Muitas vezes trabalhava a noite como garçonete em bares para receber a passagem do ônibus para ir à escola no dia seguinte, e isso com apenas 14 anos de idade.

Apesar de todas as dificuldades, seu pai se tornou engenheiro do Tribunal Regional Eleitoral e sua mãe professora de administração da Universidade Federal do Pará.

Com esses exemplos de vida em sua família, Yuri Kobayashi sempre se dedicou com todas as forças aos estudos, o que levou a aprovação em 1º lugar em medicina veterinária na Universidade Federal do Pará em 2004. O curso ainda muito novo na UFPA, havia iniciado em 2001, não possuía hospital veterinário ou fazendo escola, o que infelizmente deixou lacunas na formação de seus primeiros egressos.

Durante sua graduação, seu professor de clínica médica de pequenos animais, sempre partilhava de suas experiências durante sua residência na UNESP de Botucatu, o que fez despertar o interesse em fazer uma residência, mesmo não havendo essa possibilidade em sua universidade.

Apesar disso, e mesmo sem nunca ter sequer acompanhado uma cirurgia em sua universidade de origem, em 2009, prestou a prova para residência em cirurgia na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), onde foi aprovado com louvor.

Ao terminar a residência foi aprovado no programa de mestrado em saúde animal na Amazônia na UFPA, retornando para sua instituição de origem, assumindo também a responsabilidade de tocar o centro cirúrgico do recém inaugurado hospital veterinário, pois ainda não haviam técnicos ou residentes para a função.

Após aprovação em 1º lugar em concurso público, em 2013 foi nomeado professor permanente nas áreas de cirurgia veterinária, técnica operatória anatomia e obstetrícia veterinária na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Em 2014, após aprovação em novo concurso público, retornou ao Pará para seguir a carreira de Oficial do Quadro de Saúde da Polícia Militar do Pará (PMPA) onde permanece até hoje. Em sua carreira Militar atuou na capital Belém, e nos municípios de Marabá, Tucuruí e Santarém. Sempre atuando na saúde dos cães do canil e cavalos da cavalaria da PMPA.

Em Belém foi convidado para assumir a cadeira de professor de anatomia, técnica operatória e cirurgia da Universidade da Amazônia e ajudar no treinamento em cirurgia videolaparoscópica dos residentes de medicina humana na Fundação santa Casa de Misericórdia do  Pará; em Marabá foi chamado pelo Centro de Zoonoses do município para ajudar no controle de animais abandonados e no combate à Leishmaniose; e em Santarém atuou também como professor da pós graduação da Universidade da Amazônia/FIT e fundou o 1º Centro Especializado em Cirurgias e Treinamentos da região Norte. Em Santarém, durante a pandemia de COVID 19 de 2021 a 2022, atuou na linha de frente do combate à pandemia, fazendo triagem e acompanhamento dos militares doentes.

Dentro de sua carreira militar, teve a honra de em 2015 receber pela Assembleia Legislativa do Pará, a Medalha do Mérito Legislativo Newton Miranda, em reconhecimento pelos serviços de excelência prestados ao Estado do Pará e a sociedade como um todo.

dr yuri 03.png
bottom of page